Granulometria:
- 0,14 x 0,59 mm
- 0,59 x 2,38 mm
- 2,38 x 6,35 mm
- 2,38 x 9,52 mm
Composições Químicas:
- Silício 74 – 79%
- Calcio 0,8 – 1,2 %
- Bario 0,8 – 1,2 %
- Alumínio 1,2% – máx.
Silício: 70 – 75% para granulometria abaixo de 0,59 mm
Um Forte Inoculante para Ferro Cinzento e Nodular.
Outras composições químicas e granulométricas poderão ser consultadas.
No ferro Cinzento:
A literatura recente tem demonstrado que os efeitos obtidos da adição combinada de dois elementos químicos são freqüentemente maiores que os efeitos acrescidos por cadas elemento individualmente. Esse efeito sinergético é reconhecidamente aceito com relação à atuação do Cálcio e do Bário na inoculação de ferro fundido. Combinação do Cálcio e do Bário no IM 75-B proporciona um poderoso efeito nucleador. Conseqüentemente pode ser usado 40% menos de IM 75-B para se obter graus de efeito anticoquilhante equivalentes aqueles produzidos através do uso de Ferro Silício convencional. Com quantidades menores de IM 75-B, consegue-se níveis mais baixos de coquilhamento, que aqueles obtidos com inoculantes comuns e a paridade de Carbono equivalente. O IM 75-B é geralmnte usado quando se deseja maiores resistências em ferros com Carbono equivalentes de 3,6 a 3,8%. O efeito de inoculação melhora as propriedades mecânicas. A combinação do Cálcio com o Bário minimiza o super resfriamento e promove a solidificação eutética com grafite tipo A.
O teor alto de Silicio serve para aumentar ainda mais o número das células eutéticas assegurando as propriedades mecânicas desejadas para uma determinada análise química do ferro. Devido ao fato da liga conter Silício próximo a 75%, sua reação no ferro líquido é exotérmica e assegura excelente repetitividade de resultados.
No Ferro Nodular:
Inoculante contendo mais de 70% de Silício são os materiais mais usados na obtenção de ferro nodular. Em alguma fundições de peças com tendência a carbonetos, o problema é solucionado com maiores adições deste inoculante, pelo efeito mais forte do Cálcio associado ao Bário. Durante um recente ensaio de dois dias numa fundição, comparando um inoculante a base de Cálcio e Bário com outros dois inoculantes, sendo um Ferro Silício contendo Cálcio normal, e o outro com alto Alumínio, a liga de Cálcio e Bário obteve 18% de nódulos a mais que as duas outras ligas. Atualmente, a preocupação relativa à contaminação por elementos indesejáveis, tem aumentado. O nosso IM 75-B é produzido em fornos de arco submerso, onde o carvão vegetal e o minério de ferro, são utilizados, respectivamente, como um agente redutor e como fonte dos elementos do Ferro. Portanto, os níveis residuais dos elementos indesejáveis são muitos baixos.